
A todos os meus amigos o desejo de um novo ano muito próspero!

O Jardim das Delícias,pintura de Hieronymus Bosch, pintor Flamengo dos séculos XV e XVI, (1450-1516).
Lembro que a votação da Blogagem de Outubro começa hoje e decorre até ao dia 31 deste mês.
Come-se bem na minha terra…reflectindo sobre o assunto dei comigo a pensar em três terras.
Este texto está a concurso no blogue Aldeia da minha vida. Se gostaram e entenderem que merece um voto... faz favor
Antero de Quental passou férias em Santa Cruz no Verão de 1870, com o seu amigo J. Batalha Reis. Pensa-se que aqui, contemplando este mar imenso e luminoso, tenha escrito alguns dos seus sonetos. Torres Vedras erigiu-lhe uma estátua no centenário da sua morte, 1991, e este Verão substituiu-a pela que aqui mostro.

Um médico estava a fazer a sua caminhada matinal quando viu esta velhinha sentada no degrau da sua varanda fumando um cigarro. Curioso, ele foi até ela e perguntou:
"Não pude deixar de notar como a senhora parece feliz! Qual é o seu segredo?"
"Eu fumo 20 cigarros por dia" respondeu. "Antes de ir pra cama eu fumo um grande charro, bebo uma garrafa de Jack Daniels por semana e só como porcarias. No fim de semana, tomo pílulas, faço sexo e não faço nenhum exercício fisico"
O médico espantando: "Isso é extraordinário! Quantos anos a senhora tem?"
"Trinta e quatro" respondeu.
|
|

«Marco arquitectónico da cidade de Lisboa e detentor de uma fachada de inegável beleza, o edifício da Central Tejo foi um verdadeiro pioneiro no seu tempo no domínio da produção de electricidade. Hoje, e passado quase um século desde a sua construção, a Central assume, de novo, aspectos inovadores e de grande protagonismo enquanto Museu da Electricidade.
O núcleo principal da exposição permanente é a própria Central, ou seja, todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção e que, felizmente, se encontram ainda hoje com uma integridade assinalável. A exposição procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento desta antiga central termoeléctrica de Lisboa, desde a identificação dos seus diversos componentes até à explicação do seu funcionamento.»
Foi o meu passeio de ontem: visitei o museu de que ponho aqui um resumo do site e a exposição World Press Photo que este acolhe agora como exposição temporária. Há também uma exposição de Fernanda Fragateiro.E ainda um bar restaurante da cadeia Amo-te, o Amo-te Tejo. Nós escolhemos um outro restaurante com vista sobre o Tejo ali bem pertinho! Entre momentos culturais, gastronómicos, de fruição da paisagem ribeirinha e do excelente convívio com as amigas passei ontem um belo dia ! Uma visita a este Museu vale a pena, está muito bem musealizada a antiga central termoelectrica de Lisboa!
Gustavo Klimt
Esta obra de Rafael, pintor da Renascença Italiana,foi a sua última pintura , tendo já sido terminada por um discípulo. O pintor iniciou-a em 1518 e faleceu em 1520 tendo Giulio Romano completado esta obra de grandes dimensões(405/278cm) . A sua temática é religiosa representando a parte superior a Transfiguração de Jesus, narrado nos Evangelhos Sinópticos.



Que situações destas sejam erradicadas da face da terra!