terça-feira, 16 de junho de 2009

Transfiguração, ultima obra de Rafael

Esta obra de Rafael, pintor da Renascença Italiana,foi a sua última pintura , tendo já sido terminada por um discípulo. O pintor iniciou-a em 1518 e faleceu em 1520 tendo Giulio Romano completado esta obra de grandes dimensões(405/278cm) . A sua temática é religiosa representando a parte superior a Transfiguração de Jesus, narrado nos Evangelhos Sinópticos.
A parte inferior trata do milagre do menino Endemoninhado, Evangelho de S.Mateus.
A elegância , a intensidade passional bem como os contrastes luminosos denotam já o movimento do final do século, o barroco! Esta obra de 1518 já o anuncia , é esta a grande importância da derradeira obra de Rafael!
Eu fiz questão de aqui trazer esta bela pintura,porque foi a última que estudámos este ano lectivo e porque gostava de enfatizar a importância destas actividades que nos ajudam a ter os sentidos bem despertos para a apreciação de uma obra de arte!

11 comentários:

pico minha ilha disse...

Engrançado já tinha deixado comentário aqui e agora já não o vejo.Adorei esta tela.Beijinhos Alcinda

Anónimo disse...

Que mistérios se passam aqui?
Há momentos passei aqui e comentei.
Ñ faz mal,volto a faze-lo.
Lembro de ter dito q.Rafael é,ainda hoje,um dos meus eleitos.
Amanhã volto,mais fresca pq. estou a cair de sono.
Beijo.
isa.

Jorge P. Guedes disse...

Olá, amiga.

Ainda bem que a imagem saíu muito bem no blogue já que a luz e os contrastes luz-sombra, na obra de Rafael e na de tantos outros como Rembrandt, por exemplo, são extremamente importantes para análise e inteiro deleite das obras.

Um abraço.

Elvira Carvalho disse...

Não sou grande conhecedora destas obras de arte, e por isso fico sempre muito feliz quando posso aprender alguma coisa sobre elas.
Um abraço

Anónimo disse...

Muito boa esta obra!
e ainda bem que voltou às visitas habituais :
obrigada e volte sempre que será bem vinda.

tem um Mimo/selo no meu Blog do mês de Junho para todas as amigas que me visitam...pode trazer consigo se gostar :)

Beijinho para si

Anónimo disse...

Olá,minha Amiga!
Obrigada por ter sentido a minha falta. Um segredo:tive que alterar
rotinas...Verdade!
O meu querido PT foi para Espnha 6/8 meses.
Como perto de mim tenho ginásio fui
fazer uma aula para ver q. tal.
Estou toda partida...
A mana + nova quer ir tb.e ficámos
à conversa...
Deixo-lhe,com Amizade um
Beijo.
isa.

Baila sem peso disse...

Obras que bem não conheço
eu aqui o confesso
e por isso agradeço
esta obra com lindo adereço!

(E um olá também para a Alcinda
No meu cantinho é sempre bem vinda!)
(Obrigada pela ARTE é sempre LINDA em toda a parte!!!)

Beijinho pintadinho de fresquinho :)

Anónimo disse...

Obrigada pela visitinha,sempre desejada.
Estou melhor,mas só a 95%...
Tem um mimo para si,no blog dos selos.É só clicar na boneca e...receber,se gostar.
Bom almoço.
Beijo.
isa.

Andradarte disse...

Muito feliz a colocação dessa tela de Rafael. Foi essa a obra analisada no nosso último dia de aulas sim senhor,mas esta está
com qualidade excepcional.
Beijo

Meg disse...

Rafael no seu tempo foi um pintor da renascença, com abertura para o barroco cujo resultado do seu pincel, ainda hoje é visível em Itália
Em sua tumba foi colocada uma frase de Pietro Bembo em latim que diz: "Aqui jaz Rafael, que fez temer à Natureza por si fosse derrotada, em sua vida, e, uma vez morto, que morresse consigo".
Abraço
Meg

BC disse...

Lindíssima esta obra.
Em relação às cores são de facto fantásticas.
Boa escolha, tenho andado muito preguiçosa, por várias razões mas nestes últimos dias o calor que estás insuportável.
Beijinhos