sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia dos Namorados/ Ala dos Namorados


Por de trás da capela deu-se o encontro dos exércitos.
A ala dos namorados ficaria à esquerda e, ao que parece
a disposição das tropas não era em quadrado,
mas em rectângulo com "cornos"...

Em dia de namorados fui visitar a Ala dos Namorados!
Muitos de nós ainda se lembra de ter ouvido este nome,a propósito da Batalha de Aljubarrota, aquela que faz ,ainda hoje, subir a nossa auto-estima colectiva! Porque nós fomos melhores estrategas e vencemos um exército muito maior que o nosso!
Decididamente,Aljubarrota e o Campo Militar de S. Jorge estão destinados a melhorar a opinião que temos de nós próprios!
E porque digo isto? Porque hoje fiquei maravilhada com o referido campo e o Centro de interpretação da Batalha de Aljubarrota!
O campo de batalha está todo devidamente sinalizado e permite-nos compreender a estratégia de Nuno Álvares Pereira e D. João I.
O centro de interpretação recorre muito a tecnologias multimédias , assistindo-se a uma projecção panorâmica, contextualizando a batalha e os movimentos dos dois exércitos!
Um terceiro núcleo é dedicado a várias leituras e olhares sobre Aljubarrota através dos tempos, numa abordagem cientifica e literária.Saliento a exposição e estudo dos ossos dos combatentes, mais uma vez com recurso a multimédia.
Há também serviços Educativos que preparam as visitas de grupos escolares ou outros! A loja do centro apresenta artigos de qualidade, de bom gosto, vendo-se que também este aspecto mereceu cuidado!
É um local que vale a pena visitar e levar toda a descendência para uma excelente lição de história!

Sem comentários: