terça-feira, 11 de agosto de 2009

Postais da Graciosa

Regata de botes baleeiros
Integrada nas festas do Senhor Santo Cristo, festa religiosa tradicional do Arquipélago dos Açores,decorreu a regata de botes baleeiros, aqui na ilha Graciosa.
É uma tradição que os Açorianos se esforçam por não deixar perder, já que a pesca à baleia foi actividade económica destas ilhas até início dos anos oitenta. Os botes ainda existem, é preciso não deixar esquecer esta prática. Na ilha do Pico existe mesmo um museu dedicado à baleação.
Esta festa teve vários momentos de grande interesse , entre os quais o espectáculo de Mariza, de um profissionalismo e perfeição que nos deixou comovidos.
A festa termina hoje com mais uma tourada, desta vez à corda. Na sua praça, construída na cratera do vulcão os Graciosenses tiveram duas touradas com o cavaleiro João Moura e outras figuras nacionais do toureio.
Hoje à noite haverá fogo de artifício, a festa acaba, o barco e o avião levarão as centenas de forasteiros e a vida regressará à normalidade nesta ilha.
Para a semana haverá festa numa freguesia, porque é preciso aproveitar o Verão!
Mas as festas do Senhor Santo Cristo têm um sabor especial para os ilhéus e para nós que amamos os Açores e as suas gentes!

6 comentários:

Andradarte disse...

Ora cá temos mais um lindo postal da Graciosa.
Creio que está com mais sorte com o tempo.Vai ser um final em grande.
Espero ainda ver mais uns postais
desse cantinho de Portugal.
Beijo e até breve.

lagartinha disse...

Nunca fui aos Açores, mas das imagens que tenho visto deve mesmo ser um lugar fabuloso! Gosto da pronúncia, gosto do facto de ainda conseguirem manter vivas as tradições.
Lindas fotos!
Um bj

* J Pinto disse...

Ainda bem que a Alcinda nos trouxe o assunto. Falar do Senhor Santo Cristo é abordar o que de mais profundo existe na religiosidade dos Açores. Ao longo dos anos, vi quanto essas Festividades representavam para os meus colegas dessa Ilha. Religião a sério! Gente boa! Gente sã! Fico por aqui.
Abraço
José Pinto

leandro guedes disse...

Olá Alcinda, como vai?
Porquê as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, numas ilhas é em Maio, noutras em Junho, noutras em Julho e na Graciosa em Agosto?
Continuação de boas féias com saúde.
Beijinhos
Leandro.

Billy disse...

Que bom ler este postal, gostei muito de saber desta regata. Deve ser um espectáculo ver esse barcos todos!

Baila sem peso disse...

Olá boa noite, Alcinda!
Continuação de um bonito Verão!
Essa regata de Graciosa
Lembrou-me uns mergulhitos
que consegui dar bem airosa
para acalmar o calor que tem feito
neste dias da semana a correr
que contam sal, no seu saber!

Fotos lindas da ilha querida
Lhe continuem a dar bela guarida!!!

Beijinhos